sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Olá pais e amigos! Como vocês estão?
Hoje viemos falar um pouco sobre: leitura.

Se tem algo que eu sempre gostei, foi de ler. Qualquer coisa. Um gibi, um livro de histórias infantis, os clássicos brasileiros, os romances americanos. E eu nem lembro como isso começou. Hoje, eu incentivo meus irmãos mais novos a seguirem o mesmo caminho, e acho que vocês também podem fazer isso em casa. 

Algumas reuniões falamos sobre a importância dos livros coloridos, os primeiros que as crianças fazem contato por ajudarem na questão da percepção, do conhecimento "ah... este amarelinho é um patinho..." e assim por diante.

"O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL. 


Além do mais, na matéria abaixo tem 10 dicas para que seu filho goste de ler. A que mais me chamou a atenção é "Publique um livro do seu filho". Como muitos pais desde os grupos de apoio, como o grupo de pais oferecido pelo Fórum, já tiram fotos, é legal que quando a criança chegue, essas fotos sejam reveladas, e vocês criem um livro (ou um álbum) não somente com as fotos, mas que através delas uma história seja criada. Aos poucos, a criança pode inserir as fotos que ela deseja, bem como contar sua própria.

Para lerem mais, acessem a matéria completa: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml

Mil beeijos, saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário